Home / Dicas / SAIBA COMO SER BEM SUCEDIDO NA ENTREVISTA DE EMPREGO, 9 DICAS EFICIENTES: CONFIRA!

SAIBA COMO SER BEM SUCEDIDO NA ENTREVISTA DE EMPREGO, 9 DICAS EFICIENTES: CONFIRA!

 

Depois de meses à procura de trabalho, você finalmente foi chamado para uma entrevista de emprego. Para mandar bem nesta etapa, além de respirar fundo, você precisa pensar no que vai dizer, na forma como vai organizar sua fala e se preparar para as mais variadas perguntas. Segundo especialistas em recrutamento e seleção, é exatamente nesse momento que a maioria dos candidatos deixa escorregar da contratação a chance.

 

Dê atenção ao visual

Ter um bom visual e estar de acordo com o Ambiente de trabalho é de fundamental importância para passar uma boa impressão, não concorda? Por isso, é importante que você se alinhe ao dress code da empresa na qual está disputando uma vaga. Procure saber com antecedência se os funcionários se vestem informalmente ou se por acaso se trata de um ambiente em que todos usam roupas sociais. Além do mais, vale ter cuidado redobrado com a higiene pessoal: unhas roídas, mau hálito e barba malfeita podem passar uma imagem de desleixo e acabar lhe custando a tão sonhada vaga.

 

Para quem não tem experiência profissional

Se você nunca trabalhou, pode pensar nas principais situações da sua vida escolar ou em família, por exemplo. “O importante é explorar as experiências que você já passou”, ressalta Caroline Cobiak, consultora interna da área de Jovens Profissionais da Across, especializada em recrutamento de programas de estágio e trainee. E aqui valem os trabalhos em grupo da faculdade, a viagem com os amigos, o intercâmbio que fez sozinho, a festa que organizou, participações em congressos, seminários, cursos de aperfeiçoamento, trabalhos voluntários etc.

 

Com chave de ouro

O ideal, segundo Fernanda Thees, sócia-diretora da Loite, empresa de orientação de jovens para carreira e para processos seletivos. É que você sempre termine as suas falas com algo positivo. Por exemplo, você pode finalizar uma história contando que, quando concluiu determinado projeto, foi promovido.  

“Provavelmente o entrevistador vai pegar um gancho no que você diz por último e, se o gancho vier de algo positivo, ele tenderá a continuar o assunto”, explica ela. A dica é especialmente válida quando a entrevista for baseada nas informações do seu currículo.

 

Fazendo a lição de casa

Outra questão que frequentemente aparece nas entrevistas é “por que você quer trabalhar aqui? ”. Pode parecer uma perguntinha, mas por trás dela existe a vontade de a empresa encontrar profissionais com valores alinhados aos seus.

Pode acreditar que não existe resposta pronta para essa questão. Para respondê-la, você tem, sim, de fazer a lição de casa e pesquisar tudo o que puder sobre a empresa – desde o setor em que ela atua, suas características de gestão, seus dados financeiros, seus desafios, seus concorrentes etc.

 

Seja natural, espontâneo e objetivo

A ansiedade exagerada também costuma cortar pontos, principalmente quando os entrevistados tentam interpretar um papel durante a entrevista. O ideal é estabelecer um bate-papo normal, sem forçar situações, agindo com naturalidade e espontaneidade. Além disso, é necessário ter foco e objetividade. O candidato deve deixar claro quais são suas competências, conhecimentos e habilidades que podem ser úteis à vaga.

 

Durante a entrevista tenha postura e comportamento adequado

Comer ou beber (balas, chicletes, café, água) durante a entrevista não é uma atitude bacana. Quem procura por uma vaga de emprego deve lembrar que certas posturasatitudes e comportamentos são incompatíveis com um ambiente profissional, como mascar chicletes, sentar de maneira relaxada, e usar roupas inadequadas, como barriga de fora, decotes exagerados, bonés e bermudas.

 

Nem pense em mentir

Contar uma mentira, aumentar uma coisinha aqui e outra ali é muito arriscado em qualquer tipo de entrevista de emprego. O recrutador é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes. Ele faz isso o dia inteiro e tem experiência no assunto.

 

Seja coerente quanto as mídias sociais

Pode ter certeza de que o recrutador já deu uma espiadinha no seu perfil do Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer que seja as suas redes sociais. Sendo assim, vale a velha recomendação de pensar antes de postar qualquer coisa. Além disso, na hora da entrevista, seja coerente com seu perfil virtual. Não diga, por exemplo, que não bebe, se já postou uma foto com copo de cerveja

 

Esteja aberto a negociação

Não “exija” um valor como remuneração, fale sobre o seu último pacote e demonstre flexibilidade com relação ao assunto, caso goste do projeto e sinta confiança na empresa, indica Renata Filippi, especialista em recrutamento da Stato, consultoria especializada em gestão de carreira.

Check Also

Como Conseguir Passar em Concursos Públicos: Veja Algumas dicas

Saiba Como Conseguir Passar em Concursos Públicos: Veja Algumas dicas  

A forma como você se dedica para um concurso define qual será a sua classificação, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *