Home / Dicas / Saiba Como Conseguir Passar em Concursos Públicos: Veja Algumas dicas  

Saiba Como Conseguir Passar em Concursos Públicos: Veja Algumas dicas  

A forma como você se dedica para um concurso define qual será a sua classificação, sendo assim estar atento a métodos eficazes de estudo e ter planejamento é de fundamental importância para o seu sucesso, por isso separamos algumas dicas importantes. Fique atento!

 

1. Motivação

Organizar a vida para estudar para um concurso não é fácil, por isso, motivação é o primeiro passo decisivo para você passar em um concurso público. Uma pessoa motivada é mais feliz e produtiva. Motivação é a disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como “motivo para a ação” ou “motivos para agir”. Por isso Tente se concentrar nos benefícios que terá caso você consiga esse emprego, que pode ser estabilidade, possibilidade de um salário melhor, recursos para ajudar a família, entre outros benefícios, isso te proporcionará mais foco e dedicação.

 

2. Separe as disciplinas em dias e horários específicos para estudar

Essa é uma ótima dica, além disso você terá mais organização, por isso determinar horários e dias específicos também vai ajudar.  

Depois de um tempo que você começar a seguir seus horários que foram planejados, vai acabar virando hábito, o que ajuda a evitar que você procrastine e perda tempo pulando de disciplina em disciplina sem assimilar o conteúdo estudado.

 

3. Métodos de estudos

Cada candidato precisa descobrir quais os métodos de estudos lhe permite uma melhor compreensão e absorção do conteúdo. No entanto, segundo estudos científicos, o que mais funciona na hora dos estudos é a escrita, por meio de resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações e assim por diante.

Cores variadas nas anotações também são uma excelente maneira de estimular a atenção e facilitar seus estudos posteriores. Dessa maneira você consegue correlacionar assuntos por cores, da mesma forma que a variação de cores podem indicar os assuntos mais quentes do concurso, as exceções, os princípios teóricos e assim por diante. Você mesmo pode ser criativo e decidir qual a melhor forma de se concentrar nas matérias

 

4. Estude usando provas anteriores

Muitos candidatos erram no limite de aprofundamento de cada matéria. Não é incomum encontrar pessoas que estudam para uma prova e querem chegar a um nível acadêmico de conhecimento no assunto.

Este não é o objetivo de um concurso. Você não vai lá para fazer uma tese e uma dissertação sobre os fundamentos mecânicos e físicos de cada questão.

O objetivo de uma prova dessas é acertar mais do que os candidatos concorrentes. Portanto, é preciso saber como responder as questões do concurso, como ir bem naquele formato e naquele tipo de prova.

A melhor forma de estudar para um concurso é tentando resolver as questões antigas. Quanto mais melhor, você não só começa a se acostumar com o ritmo da prova, mas também aprende a cada nova simulação resolvida.

 

5. Estudo muito antes do edital

Estudar antes já te coloca em uma posição melhor que muitos concorrentes, que só deixam para estudar quando sai o edital. Mesmo que o edital geralmente sai bem antes do concurso ser realizado.

Portanto, nada de ficar esperando a confirmação, quando ver a notícia de que o concurso está para abrir edital, já comece a estudar esperando pelo melhor.

 

6. Suas horas de estudo são inegociáveis

Quando for estudar evite qualquer tipo de distração. O primeiro passo para você fazer isso é observar o que costuma lhe distrair. Por exemplo, se você se distrai muito facilmente com notificações do celular, o melhor a fazer é desativa todas as notificações ou até mesmo deixar o celular desligado durante o horário que estiver estudando.

 

7. Dormir bem é muito importante!

Um cérebro descansado aprende mais e melhor, aumentando muito as suas chances de ir bem na prova. Quer sair bem no concurso? Vá dormir cedo no dia anterior ao invés de ficar estudando. Afinal de contas, o que era para ser estudado já era para ter sido estudando muito tempo antes da noite anterior à prova, não é mesmo?

Um adulto precisa, em média, de oito horas de sono para se recompor. Caso você seja um concurseiro mais novo (Abaixo de 23 anos), talvez precise de mais horas de sono.

 

Conclusão

Criar uma boa rotina de estudos, ter dedicação e criar metas para alcançar seus objetivos são pontos importantes para quem almeja passar em um concurso público, e você evitará a frustação de tentar várias vezes e não conseguir, sendo assim invista em você e na sua capacidade de aprender.

 

Check Also

Como me organizar financeiramente e ter uma vida equilibrada?

Como me organizar financeiramente e ter uma vida equilibrada?

Estar com uma vida financeira organizada atualmente é de fundamental importância, mas é mais fácil ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *