Home / Dicas / Como me organizar financeiramente e ter uma vida equilibrada?

Como me organizar financeiramente e ter uma vida equilibrada?

Estar com uma vida financeira organizada atualmente é de fundamental importância, mas é mais fácil falar do que fazer, porque na prática é difícil. Mas não se preocupe, afinal, de cada dez pessoas que se propõem a acompanhar as próprias contas, sete desistem até o quinto mês. O importante é que, quanto antes você se organizar e colocar em prática novos hábitos, melhor. Separamos algumas dicas que te ajudará.

01. NÃO GASTAR MAIS DO QUE GANHA

O superintendente de Produtos da Brasilprev, Sandro Bonfim, fala sobre quatro importantes dicas para se ter uma vida bem planejada financeiramente. “Uma dica básica: adequar o padrão de vida à sua renda, ou seja, não gastar mais do que ganha. Coloque na ponta do lápis os gastos fixos, esporádicos e supérfluos do mês para não deixar que as despesas ultrapassem o valor da receita”.

 

02. MAPEIE SUAS DÍVIDAS

Muitas pessoas desconhecem quanto têm a pagar em dívidas, ou mesmo as taxas de juros contratadas. Se este for o seu caso, procure os credores e faça um diagnóstico da situação. É importante discriminar detalhes como o número de parcelas restantes (e o valor de cada uma), a taxa incidente sobre cada dívida, para quem e há quanto tempo você deve.

 

03. FAÇA UMA POUPANÇA FINANCEIRA

  • Fazer uma reserva para emergências em caderneta de poupança, o ideal é apertar os cintos até conseguir poupar pelo menos o equivalente a 3 meses das despesas da família.
  • Destine de 10% a 15% de sua renda para poupança mensal.
  • Opte pelo desconto programado direto da conta corrente para investir em caderneta de poupança, ou outra aplicação.
  • Estabeleça um objetivo para começar a poupar, e não desista.

 

04. DEFINA SUAS METAS

  • Rumo ao sucesso. Para ter êxito de conseguir economizar é preciso você definir metas para usar o dinheiro e não voltar atrás.
  • Suas metas devem ser de curto, médio e longo prazo.
  •  Para você não desistir, suas metas devem ser passíveis de serem alcançadas, claras, relevantes e ter prazo determinado.
  • Relembre suas metas de forma lúdica, por exemplo, coloque foto na sua mesa do lugar que quer conhecer, do carro que quer comprar.

 

Check Also

Como Conseguir Passar em Concursos Públicos: Veja Algumas dicas

Saiba Como Conseguir Passar em Concursos Públicos: Veja Algumas dicas  

A forma como você se dedica para um concurso define qual será a sua classificação, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *